O projeto Mediação e Linguagem foi criado em 2014  e tem por objetivo propor a transposição das obras literárias para a linguagem do cinema e podcast/radionovela, por meio de orientações técnicas a distância (no formato de videoconferência), que contribuem para o letramento digital de alunos e professores. As orientações são elaboradas a partir da leitura de obras literárias e pretendem subsidiar os educadores da rede com experiências da linguagem audiovisual. 
    A ideia é que o professor utilize estratégias diferenciadas para o trabalho com a leitura literária em sala de aula e de forma dialógica. Para tanto, pode ser utilizado como aquecimento para esse trabalho a publicação Sabores da Leitura , que contém estratégias de leitura com diversos gêneros textuais/discursivos.  

    Lembramos que se trata de um trabalho escolar, realizado com orientação do professor, que, graças às possibilidades tecnológicas ao alcance de todos, poderá ser divulgado na web, simplesmente, ou também, participar de algum festival no âmbito escolar regional. Então, vale a pena investir na organização dos grupos em classe e nas habilidades de cada aluno para as diferentes atividades que compõem a elaboração de um vídeo.

 

mediacao-e-linguagem.webnode.com/_files/200000023-91a7292a09/Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Pedag%C3%B3gicas%20Media%C3%A7%C3%A3o%20e%20Linguagem.pdf