O Programa Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. Para participar do concurso os estudantes com até 19 anos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal devem elaborar uma redação com um tema proposto a cada ano.

      As unidades escolares (UE) são convidadas a promover internamente um concurso de redação entre os alunos com o tema que será proposto a cada ano. Cada unidade deverá realizar uma pré-seleção e encaminhar para a Diretoria de Ensino (DER) a melhor redação (uma por UE).

       Os autores das 27 melhores redações – uma por unidade da Federação- serão automaticamente selecionadas para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da república.

        O Programa Senado Jovem Brasileiro conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.